projeto final


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista
QUÉZIA DOS SANTOS DE MENESES
LUCIMEIRE VAZ LIMA
Nome da Escola: Local (cidade/estado)
ESCOLA CLASSE 16 DE CEILÂNDIA CEILÂNDIA - DF

Série: 5º ANO Número de alunos: 15

Professores envolvidos:
QUÉZIA DOS SANTOS DE MENESES
LUCIMEIRE VAZ LIMA

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
GINCANA DE MATEMÁTICA

3. Justificativa
O presente projeto visa auxiliar o trabalho pedagógico em sala de aula na formação global dos alunos, no sentido de possibilitar-lhes o acesso a diferentes formas de aprendizagem de forma interativa, coletiva e dinâmica.

4. Objetivo (s)
*Reconhecer a integração social do educando como fator preponderante de inclusão;
*Fixar e esclarecer de forma lúdica conceitos básicos para aprimorar o processo ensino-aprendizagem;
*O público alvo deste projeto são os alunos que estão com defasagem em relação á série x idade.
*Integrar os alunos na cultura corporal do movimento com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos, emoções, etc.
*Desenvolver autonomia, cooperação, participação social e respeito.
*Enfatizar a competitividade como elemento em sua vida social para dedesenvolvimento de suas capacidades.
*Utilizar o diálogo como mediador das dificuldades.
*Reconhecer-se como parte integrante ativa do processo ensino-apaprendizagem.
*Desenvolver aptidões intelectuais, físicas e sociais pelo processo ededucacional.
*Desenvolver uma maior expressão corporal, favorecendo a comunicação, ororganização em situações que demandam controle do tempo.

5. Conteúdos
Matemática (numerais decimais, porcentagem, frações, MMC, MDC, operações, problemas envolvendo as 4 operações, sistema legal de medidas)
6. Disciplinas envolvidas
MATEMÁTICA

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Formação das equipes:
*Cada equipe será composta de 05 componentes matriculados e freqüentes;
*Cada equipe deverá apresentar 1 coordenador que será responsável pela liderança e comunicação;
*Cada equipe deverá ser composta por 05 integrantes do 5º ano.

Freqüência
A equipe deverá ter no mínino 90% de freqüência para obter a pontuação estipulada, sendo que todas as faltas devem ser justificadas.

Provas
Tarefas pré-determinadas - deverão ser solicitadas para que as equipes cumpram sendo apresentadas ou entregues em data divulgada.
Tarefas surpresa - apresentadas no dia da gincana com realização no mesmo local.
Tarefas de ação - a equipe terá de cumprir no dia e local determinado.

Inscrições
Preenchimento de fichas por equipe com os dados pessoais de cada integrante por meio de sorteio.
Todos os componentes serão identificados e diferenciados por meio de um abadá colorido.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Abadás, máquina fotográfica, roupas de dança, fantasias, folha com perguntas e respostas, caixinha com perguntas, quadro e pincel, fichas de inscrição, mascote, cartazes de torcidores, aparelho de som, mídia de CD.

9. Registro do processo
Tarefas pré-determinadas
MASCOTE - Cada equipe deverá escolher um nome e um mascote(de brinquedo) a ser apresentado no dia da gincana.
FOTOARTE - Cada equipe deverá registrar por meio de no mínimo 3 fotos a participação dos componentes nas provas da gincana.
VISUAL FOTOGRÁFICO - Montar mural com as fotos da gincana.
SHOW ARTÍSTICO - Cada equipe deverá preparar um dança típica, de acordo com sorteio e trazer um CD para apresentar para as demais equipes. A dança deve estar devidamente caracterizada.
VISUAL RADICAL - Cada equipe deverá vir para a aula em dias pré-determinados, devidamente fantasiados (todos os componentes da equipe).


Tarefas em ação
*Para cada conteúdo, os professores elaborarão 20 questões, uma para cada componente das equipes, que serão respondidas levando em conta tempo e exatidão.
Os professores utilizarão: jogos, raciocínio lógico e abstrações para induzir à resposta desejada.


10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será feita durante a execução da gincana, após a realização de cada prova, em torno do desempenho individual e coletivo da equipe, com a demonstração da capacidade de transformar e tornar o aluno independente para criar, improvisar inovar e resolver dificuldades de sua vivência.
Também será levado em conta aquela equipe que estudar com afinco para responder corretamente as questões das matérias propostas, visto que elas valem mais pontos.
Haverá premiação para todos os componentes da equipe vencedora.



11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes, fotografias no blog da turma e no painel da escola, abadas e fantasias em dias normais de aula.

12. Referências Bibliográficas
CARMO, Cristina. Matemática com alegria- 5º ano. Positivo, 2005.
GIOVANNI, José Ruy. A conquista da Matemática. FTD, 2004.