terça-feira, 4 de outubro de 2011

Meu Portfólio

          Olá meu nome é Quézia, eu trabalho ha rede há 22 anos e já estive em quase todo lugar dentro de uma escola, hoje estou no melhor deles que vocês já sabem qual é né? A sala de aula. Sou formada em Pedagogia e História, pela Universidade Católica de Brasília, sou também pós graduada em Gestão escolar e Orientação Educacional. Sou casada há 15 anos e tenho duas filhas, a Júlia de 9 anos e a Annabelle de 6 anos, são o meu tesouro e a minha vida, principalmente para quem não podia ter nenhum filho... O grande projeto da minha vida era ser mãe, como já realizei, hoje eu só quero terminar minha casa e ver minhas filhas crescerem com saúde. Amo meu trabalho e me sinto realizada com o que faço, estou este ano com 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalho na Escola Classe 16 de Ceilândia e para mim o melhor lugar de uma escola é a sala de aula junto ao aluno.
         Meu trabalho pedagógico hoje é bem diferente de quando eu comecei em 1989, a experincia conta muito pra um bom trabalho em qualquer profissão que escolhemos.
         Um bom projeto pedagógico é essencial para um bom trabalho de ensino-aprendizagem, pois o planejamento participativo e flexível é um valiosos instrumento em sala de aula. Um importante aliado também no trabalho do professor são as novas tecnologias que contribuem grandemente para uma melhor compreensão dos conteúdos do currículo básico de educação.
Mas não pensem que essa mudança é fácil, pois a escola tem uma certa dificuldade em se atualizar nsd novas Tic's, mas nada que a perseverança e o profissionalismo não resolvam.
          Minha escola em particular tem vários recursos tecnológicos que estão sendo usados na prática pedagógica diária.
Eu e minha amiga Lucimeire fizemos um projeto final para o curso de proinfo que estivemos fazendo sobre as novas tecnologias que podem ser usadas na escola e em sala de aula. Aplicamos o projeto e foi um sucesso! Nossos alunos aprenderam muito mais o conteúdo e de forma lúdica alcançaram uma melhor aprendizagem através das novas tecnologias existentes na própria escola.
         Aprendemos também a fazer uma webquest neste curso que foi bastante útil no ensino de problemas matemáticos para os alunos do meu 5 ano deste ano.